domingo, 9 de março de 2008

Bonecas com história

Charlotte Stant:
O romancista britânico de origem norte-americana, Henry James, apresenta A taça dourada a Charlotte Stant, símbolo da mulher que mercantiliza a sua beleza reforçando a afirmação de que a classe não está de relações cortadas com a estupidez.












Gwendolen:
A hipocrisia e o convencionalismo consubstanciam a moral vitoriana. O dramaturgo britânico Oscar Wilde percorre as bases da vida aristocrática que tem um dos seus maiores expoentes na personagem de Gwendolen Fairfax, uma jovem cujo único objectivo é um homem chamado Ernesto.











Kate Croy:
A protagonista de As asas da pomba (1902), de Henry James, é Kate Croy, uma heroína excepcionalmente credível pelos seus matizes e claro-escuros, capaz de conceber um plano excepcional para se tornar rica, plano esse baseado na sedução e numa morte eminente, a da sua melhor amiga que sofre de uma doença incurável.












Helen Schlegel:
A jovem e atraente Helen Schlegel debate-se num mundo no qual a verdade e a justiça têm uma escassa relevância e onde a vida interior carece de importância. Idealista e romântica, sofrerá grandes decepções amorosas das quais sairá madura e em paz com o mundo.













Miss Erlynne:
Na comédia O leque de Lady Windermere, Oscar Wilde apresenta-nos uma mulher que sabe aproveitar os preconceitos sociais para deles tirar partido económico. Margaret Erlynne sabe como se comportam os ricos, por isso consegue fazer com que os seus desejos pareçam um sacrifício.











Tristana Garrido:
A protagonista do romance de Benito Pérez-Galdoz é uma mulher muito bela, sonhadora, inteligente e marcada pela falta de amor sincero. No calor da religião, Tristana não é complacente para consigo própria mas sabe que nunca foi feliz.













Ana Elliot:
A renúncia ao amor para não dar lugar a um casamento socialmente desequilibrado conduz Anne Elliot à solidão no meio de uma família ridícula e vaidosa. A vida, felizmente, reserva-lhe uma segunda oportunidade sem ter de questionar a estrutura de classes











Therese Raquin:
A protagonista do romance de Émile Zola, Thérèse Raquin, é a personificação do arrebatamento, do indivíduo que se precipita no abismo devido à sua incapacidade de canalizar as paixões. Thérèse Raquin alimenta a sua voracidade de emoções com leituras, cujas protagonistas vivem existências repletas de sentimentalismo.













Fanny Price:
Jane Austen apresenta-nos no romance Mansfield Park uma heroína que nada tem a ver com a figura clássica. Fanny Price é introvertida, corajosa e pouco sociável. A sua amizade com o futuro padre Edmund Bertram ajudá-la-á a abandonar a sua carapaça e a tornar-se uma pessoa discreta e ao mesmo tempo brilhante.













Pepita Jiménez:
Pepita Jiménez é o título de um dos melhores romances do escritor realista espanhol Juan Valera. A obra é o despertar para o amor de uma jovem viúva e de um seminarista, tendo como cenário uma aldeia da Andaluzia de finais do século XIX, com os preconceitos típicos de uma sociedade repleta de condicionantes religiosos e sexistas.













Estella Havisham:
O romancista britânico Charles Dickens, um dos maiores da literatura universal, apresenta em Grandes esperanças, Estella Havisham, uma mulher educada para se rir dos homens que, no entanto, fará apenas mal a si própria e à única pessoa que realmente amou.














Bette-Adeline:
A prima Bette (1846) narra a vingança de uma mulher anódina e sem imaginação que vive desprovida de amor e consideração por parte dos seus. Incapaz de desejar transformar essa energia negativa em crescimento pessoal, deixar-se-á arrastar por uma corrente sórdida e destruidora.













Mabel Chiltern:
A juventude e o talento são as armas usadas por Mabel Chiltern, uma das protagonistas da comédia Um marido ideal (1895), de Oscar Wilde, para seduzir lord Arthur Goring, que ganhou a denominação de «o solteirão mais folgazão de Londres» devido às suas manifestações de frivolidade.












Maggie Verver:
A descoberta de que o marido e a madrasta são amantes, deixa Maggie Verver perante a evidência não só de que o seu casamento se encontra em perigo como também a relação do seu pai. Tal perigo, transforma a sua ingenuidade numa maturidade ativa.













Elinor Dashwood:
Uma mulher inteligente, da classe média e poucos meios de fortuna deve procurar um bom marido para se posicionar bem socialmente e ter uma vida confortável. O senso comum acima de tudo é o lema da prudente Elinor Dashwood, protagonista de Sensibilidade e Bom Senso.














Naná:
Naná é o nome de uma prostituta de 19 anos de uma beleza espectacular. É também o título do romance de Émile Zola que narra a vida desta mulher, na Paris de metade do século XIX. Vive à custa dos homens sem qualquer pudor, por isso arruiná-los causa-lhe apenas um leve incómodo.













Verena Tarrant:
Só é possível comover um coração com as palavras mais sentidas. Uma viagem não pode conseguir tanto. É nisso que acreditam as sufragistas bostonianas, que fazem de Verena Tarrant um arauto da luta pelos direitos da mulher.













Jacinta Arnaiz:
O drama da impossibilidade de ser mãe marca a vida de Jacinta Arnaíz, uma jovem esposa que vive em Madrid nos finais do século XIX, que vê com preocupação a sua rival ter a possibilidade de assegurar a descendência ao seu marido. A atitude paciente e compreensiva que demonstra, irá desaparecer com o correr dos anos, dando lugar apenas ao desprezo.













Cecily Cardew:
O absurdo e a inocência são as duas características de Cecily Cardew, que decidiu que o seu marido só poderá chamar-se Ernesto. Do carácter desse Ernesto se ocupará ela: pensa moldá-lo a seu bel-prazer para que as suas extravagâncias se transformem em convencionalismos.













Millie Theale:
Em As Asas da pomba (1902), Henry James descreve o plano de uma jovem para voltar a ser rica e poder casar com o noivo, passando por cima do cadáver da sua amiga, «a órfã mais rica do planeta», Millie Theale. A suposta vítima introduzirá algumas mudanças indesejadas no ousado plano.














Isabel Archer:
Individualista, orgulhosa e cândida, Isabel Archer decide viver a vida, fazendo uso da sua liberdade sem as restrições de um matrimónio. Na verdade, a personagem de Henry James esconde uma personalidade frágil que receia comprometer-se com a vida e com os seus semelhantes














Lucy Honeychurch:
Na década de 1900, a jovem Lucy Honeychurch visita pela primeira vez a cidade italiana de Florença. A emoção que experimenta perante a combinação da arte renascentista e o temperamento mediterrânico é apenas comparável à atracção que a impele para o excêntrico George Emerson.














Eugenie Grandet:
A heroína do romance de Honoré de Balzac é vítima da avareza do seu pai e da indiferença do seu único amor, sem se sentir vítima de nenhum dos dois homens. Eugénie Grandet é um espírito demasiado nobre para ser arrastada por tanta pequenez.













Nora Helmer:
A protagonista do drama de Henrik Ibsen, Casa de bonecas, é Nora Helmer, uma mulher feita à medida do seu esposo. Contudo, quando a mesquinhez do homem que ama se torna evidente, Nora tomará consciência da sua submissão e quererá ser independente.

















Ana Ozores:
Em Vetusta, uma cidade fictícia, inspirada em Oviedo, desenvolve-se a acção de A Regente, romance que conta a apoteose da vida absurda e dependente de Ana Ozores, na Espanha de finais do século XIX.














Emma Woodhouse:
A vida de uma mulher jovem, rica e independente no campo inglês do século XIX pode ser um modelo de afectação capaz de tornar os outros infelizes. Emma Woodhouse tem a sorte de conhecer um bom amigo, Henry Knightley, que a ajudará a descobrir a sua estultícia e a desejar tornar-se uma pessoa melhor.















Condessa Olenska:
Uma mulher diferente de todas as outras do seu tempo e nível social, é como os membros da boa sociedade de Nova Iorque vêem a Condessa Olenska. Ela própria se considera diferente, com força suficiente para se afastar da hipocrisia que parece reinar nos salões da moda.













Mathilde de la Mole:
Os sonhos de grandeza de uma jovem aristocrata francesa aborrecida e inadaptada, obrigam-na a viver uma existência paralela, na qual encarna o papel de rainha Margarida e o seu amante o de um antepassado heróico, Boniface de la Mole.














Fortunata:
A vida de Fortunata Izquierdo, uma humilde madrilena de finais do século XIX, é marcada pelos seus amores ilícitos com o jovem Santa Cruz, que a impedirão de construir a sua própria família e alcançar a tão desejada respeitabilidade.














Lady Windermere:
A felicidade da jovem aristocrata Margarida Windermere é toldada no seu segundo ano de casamento, quando começa a pôr em dúvida a fidelidade do marido. O rígido protocolo é responsável pela falta de confiança entre o casal, envolto num véu de convencionalismos.














Catherine Sloper:
No século XIX, em Nova Iorque, Catherine Sloper, a reprimida e tímida herdeira de um médico arrogante, fica solteira depois de ter sido obrigada a recusar o seu primeiro amor, um caça fortunas sem eira nem beira. Anos mais tarde, alcançada a maturidade, terá a possibilidade de se vingar.












Constance Chatterley:Esta mulher extraordinária, protagonista do romance de D. H. Lawrence, O amante de Lady Chatterley, representa a luta entre a natureza e o intelecto. Mulher de grande sensualidade, ela procurará o prazer que o seu marido inválido não lhe pode dar.













Elizabeth Bennet:
O papel da mulher no século XIX não era mais do que o de esposa. As mulheres não podiam herdar nem ter uma profissão. Por isso era tão importante a escolha adequada de marido. É neste contexto que decorre a vida de Elizabeth, a mais velha de cinco irmãs, personagem criada por Jane Austen no seu romance Orgulho e Preconceito.













Ana Karenina:
Em Ana Karenina, de Leon Tolstoi, a protagonista decide ir em busca do amor, embora tal signifique abandonar uma vida tão cómoda quanto carente de paixão. Mas a rejeição social será grande e o seu papel como mãe doloroso.















Margaret Schlegel:
Margaret e Helen Schlegel são a imagem da mulher intelectual e culta num mundo em que predomina o dinheiro. Foi essa a visão de Edward Morgan Forster no romance do qual ambas foram protagonistas, Regresso a Howards End. Inteligência e beleza reúnem-se nesta boneca elegante e cuidada até ao último pormenor.

















Jane Eyre:
Uma duríssima infância ver-se-á compensada pelo amor. De preceptora passará a ser uma pessoa de posses e esposa de um grande senhor. Assim será a vida de Jane Eyre personagem criada por Charlotte Brönte.














Margarida Gautier:
É a protagonista de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas filho: abandona o campo para se instruir e vir a ser amante de um nobre e uma das mais famosas cortesãs de Paris. Apesar disto, saberá reconhecer o verdadeiro amor, embora não possa desfrutar dele devido às convenções sociais.














Emma Bovary:
Emma Bovary, apaixonada e sensual, é a protagonista de Madame Bovary de Gustave Flaubert.
O glamour e a busca da beleza da personagem estão totalmente presentes nesta boneca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário