domingo, 9 de março de 2008

Bonecas Francesas

Em matéria de refinamento técnico e apuro na fabricação de bonecas de porcelana, os franceses são insuperáveis e surpreendentes. A qualidade da porcelana depende não somente da qualidade da argila, mas também da forma como ela é trabalhada, e nisso eles são insuperáveis.

As primeiras bonecas em porcelana são muito raras, e muito poucas cabeças em porcelana se conhecem e se confirmam como sendo de fato do século XVIII. Em contrapartida, existe uma grande quantidade de estatuetas desta época. A França do setecentos é marcada pela extensão do enriquecimento urbano, do cultivo ao luxo. Esses novos burgueses sem passado ou tradição são filhos de uma geração que fez fortuna devido, principalmente, a sua inteligência e audácia . O luxo do século XVIII solicita a habilidade e sensibilidade dos artesãos, a máquina ainda não está pronta e a iniciativa individual é ainda indispensável. As bonecas desta época são dirigidas principalmente aos adultos, reproduzindo fielmente figuras da corte ou da sociedade. Estas peças eram produzidas principalmente em madeira, vestidas à moda da época e tinham como finalidade, por assim dizer, os jogos sexuais - eram "les poupées sexcuées ou erotiques" que me referi em outro artigo aqui publicado. Grande parte dessas bonecas encontram-se hoje em museus ou em coleções privadas.

Paralelamente, após Waterloo, com a estabilidade social, o avanço da medicina e sobretudo os novos hábitos de higiene, a França vive um período onde se observa um surto de nascimentos combinado com um declínio na mortandade sobretudo infantil. A criação do brinquedo e da boneca já não são mais um jogo lúdico e poético pertencentes as crianças, ela faz parte neste momento de um mundo onde o trabalho, a invenção , a gana e o suor darão o pão de cada dia aos seus criadores.

Antes do apogeu da industrialização, Paris era chamada de "Ville des Jouetes" (Cidade dos Brinquedos). A especialização era o cavalo de batalha das manufaturas neste período pré-industrial, em contraposição ao quase total amadorismo reinante durante todo o século 18 e o début do 19. Em Paris, os artistas se concentravam principalmente no bairro de Marais, e era no interior de suas casas - muitas vezes mal iluminadas, sem nenhum letreiro que pudesse sinalizar as suas existências e só algumas vezes contando com a ajuda de um aprendiz - que começaram a ser criados os esboços do que viria a ser futuramente época de ouro dos brinquedos e principalmente das bonecas.

Estas bonecas, cujo corpo era feito em tela ou pele, traziam por vezes um rudimentar mecanismo de som, que era complementado por uma cabeça em pasta de porcelana ou cera fabricada na Alemanha (muitas sem marcas e algumas por Meissen). Estas bonecas eram transformadas pelas hábeis mãos das costureiras parisienses em peças que se prestavam principalmente para divulgar a moda da época, são as tão famosas "Poupeés de Mode".

Nenhum comentário:

Postar um comentário